Para esse post, recorremos a algumas dicas, insights e pesquisas recentes que poderão te ajudar a mudar a forma como você vê seus clientes e como eles te veem também. Nossa pretensão aqui não é vender receitas facilitadoras, mas sim te ajudar a entender como ações simples podem mudar não só a experiencia do seu cliente, mas também trazer melhorias para o seu negócio para, assim, alavancar suas vendas.
Separamos 5 pontos de ação práticos, que podem ser implementados com certa facilidade e que podem te ajudar a se diferenciar no mercado.
1- Defina ações para garantir que a equipe de colaboradores esteja alinhada com os objetivos de Marketing do restaurante.
Todos os envolvidos no negócio devem falar a mesma língua na hora de atender e cativar o cliente. Os colaboradores (atendimento) são fundamentais para fazer seu cliente consumir mais e trazer outros clientes e por isso é importante que todos estejam bem instruídos para passar a imagem desejada pela marca do restaurante.
Invista em conversas e treinamentos para que todos entendam qual deve ser a linguagem, a forma de atender, as oportunidades de oferecer mais itens e outros alinhamentos que poderão tornar a experiência do cliente memorável. É importante atender à expectativa dos seus clientes, que pode ter sido criada através de uma visita à sua página do Instagram. Já pensou nisso?
2- Personalize sua Estratégia.
Entenda quem é o seu cliente e crie uma persona. E o que seria isso? Um personagem que representa seu cliente! Homem ou mulher, de x anos, que frequente tal tipo de lugar, que ganha tanto por mês, que gasta com as seguintes coisas, etc. A partir disso, você poderá pensar em estratégias que esse perfil de pessoa vai gostar, criando uma conexão genuína com seus consumidores.
Por exemplo, se você sabe que seu cliente é jovem, gosta de sair, passar muito tempo nas redes sociais e comer fora com amigos, o que você pode oferecer? Ou então, se é um executivo que precisa de comida rápida, ou um pai ou mãe que leva seus filhos para comer no fim-de-semana, o que cada perfil iria valorizar? Uma vez tendo a sua persona, fica mais fácil pensar nas estratégias.
Aí é só escolher um caminho: cartões de fidelidade, menu completo com preço mais atrativo, prato principal com sobremesa inclusa, um Instagram com as fotos de todos os pratos, drink em dobro… São muitas as opções!
3- Invista em tecnologias que facilitem a vida do seu cliente.
– Especialmente após a pandemia, algumas tecnologias estão cada vez mais em expansão. Basicamente, tudo que puder de alguma forma facilitar a vida do seu cliente e tornar a experiência dele com o seu restaurante mais agradável pode ser implementado. Vendas por delivery através de plataformas simples, acesso ao catálogo digital, pagamento via QR code, reservas (se for o caso) através de plataforma ou WhatsApp, etc. são bons pontos de início.
4- Se atente às políticas de segurança e higiene.
De acordo com uma pesquisa feita pela Galunion, principalmente agora nesta etapa de flexibilização do uso de máscaras e abertura total de bares e restaurantes, os consumidores estão de olho em como seu negócio se porta, então tome cuidado! Ambiente limpo, cuidado na hora de servir e de atender, proteção dos alimentos, disponibilização de álcool em gel… tudo isso conta.
5- Equipamentos modernos e menu com varias opções tem sido a cereja do bolo.
Também de acordo com a Galunion, a escolha de bons equipamentos passa ao cliente que você está de fato preocupado em agradar e que ele tenha uma experiência positiva. Além disso, se preocupe com seu menu!
Garanta que você tenha opções para gostos diferentes, se preocupe com a apresentação dos pratos e inclua todos os tipos de dieta. A culinária direcionada ao público vegano, por exemplo, é um bom ponto de atenção e, se você já tem isso no seu cardápio, saiba que já está na frente de muitos outros negócios.
Agora, queremos saber de você: Você já pois em prática alguma dessas ações? Como foi a sua experiência?
Fonte: Gestão de Restaurantes