Após um período de recessão causado pela pandemia do COVID-19, com início de 2020, o ano de 2023 está mostrando que a recuperação do setor é real e que o cenário é promissor.
Em 2023, o desempenho dos estabelecimentos do setor de foodservice apresentam melhoras consideráveis no Brasil.
De acordo com o artigo do site Gironews (07/2023), o segmento de foodservice, no Brasil, fechou o mês de maio com crescimento nominal de 9,4%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados são do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), realizado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) com empreendedores associados.
O aumento acumulado do mercado atingiu 12,8% nos últimos 12 meses. Já o número de transações teve variação positiva de 2% no mês e, no acumulado do ano, saltou para 4%. O ticket médio também subiu 7,4% em maio e a quantidade de lojas de foodservice teve um aumento de 0,1%, atingindo um total de 6.676 unidades no país.
“Os dados revelam uma consolidação na retomada da economia, após impactos da pandemia, já que o setor foi um dos mais prejudicados pelo fechamento dos estabelecimentos. Hoje vivemos outros desafios econômicos, mas a pesquisa reforça nossa expectativa de crescimento nos próximos meses”, revela Lucas Roberto, head de marketing do IFB.
Os desafios continuam, mas o avanço dessa recuperação do setor e a apresentação dos dados de crescimento entusiasmam todos estabelecimentos e consumidores do Brasil.
Ainda falando sobre o setor em 2023, algumas tendências podem ser observadas e tem se mostrado peças chave para que os estabelecimentos acompanharem a recuperação do setor. Veja abaixo algumas dessas tendências e algumas dicas para seu estabelecimento:
1. Sustentabilidade e responsabilidade social
A conscientização com questões ambientais e sociais é uma crescente preocupação, e apoiar causas desse nicho, além de ser de extrema importância, se torna essencial a oferta de produtos e serviços que estejam alinhados com valores sustentáveis. Alguns exemplos que podem ser adotados: embalagens recicláveis ou biodegradáveis, economia de água e energia, evitar o desperdício de alimentos, a busca por fornecedores que também adotam práticas sustentáveis e se preocupam com o meio ambiente.
2. Alimentos saudáveis e plant-based (à base de plantas)
A preocupação com o que está sendo servido nos estabelecimentos é uma tendência que vem se consolidando cada vez mais. Investir em alimentos mais saudáveis é uma ótima alternativa não só de diversificar o cardápio, mas é um mercado que vem crescendo muito pela procura e ainda desperta o desejo dos clientes em consumir melhores formas de se alimentar.
3. Experiência do cliente
Em 2023 a experiência do cliente ganha muito mais força, com consumidores ainda mais exigentes que esperam que os restaurantes ofereçam uma experiência completa e diferenciada, que vá além da qualidade da comida. Investir em um ambiente agradável e acolhedor, com uma decoração que reflita a identidade do estabelecimento. Além disso, um atendimento personalizado e atencioso, garantindo a satisfação e o conforto dos clientes, é essencial.
4. Tecnologia e automação
Os avanços tecnológicos proporcionam aos estabelecimentos diversas oportunidades para melhorar a eficiência e a conveniência do serviço. Como exemplo, investir na implementação de sistemas de pedidos online e aplicativos de delivery permite que os clientes façam seus pedidos de forma rápida e conveniente, enquanto o pagamento eletrônico agiliza o processo de finalização da conta.
5. Delivery e take-out
Essas modalidades, mais do que nunca, continuarão desempenhando um papel fundamental na alimentação fora de casa. Para aprimorar a experiência do delivery, os restaurantes podem investir em tecnologias que otimizem o processo. A implementação de aplicativos de entrega próprios ou parcerias com plataformas de delivery é uma maneira eficaz de expandir o alcance e facilitar o acesso aos clientes. Além disso, é importante priorizar embalagens de qualidade, que mantenham a integridade e a temperatura dos alimentos durante o transporte.
6. Personalização e customização
A personalização e a customização são aspectos cruciais para aprimorar a experiência do cliente. Uma medida que os estabelecimentos podem adotar é oferecer opções de cardápio flexíveis, permitindo que os clientes personalizem seus pratos de acordo com suas preferências dietéticas, restrições alimentares ou gostos individuais. Programas de fidelidade e sistemas de recomendação baseados em histórico de pedidos pode ajudar a entender melhor as preferências dos clientes e oferecer ofertas personalizadas. Treinar a equipe de atendimento para ser atenciosa, cordial e atender às necessidades específicas de cada cliente também é essencial.
Todos esses aspectos são percebidos pelo mercado e principalmente pelos clientes, então implementá-los nas ações diárias pode ser essencial para se diferenciar da concorrência.
E claro, conte com os melhores equipamentos para seu negócio para se destacar ainda mais e oferecer o que há de melhor aos seus clientes!
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