Como estão os preparativos para 2024 no seu negócio? O começo do ano oferece boas oportunidades para quem quer potencializar os lucros. Por isso, é preciso estar atento às tendências que vão moldar o futuro do segmento. Mas o que está em alta? É o que vamos ver neste artigo, com tendências de Food Service para este ano.
- Práticas Sustentáveis
Há uma preocupação crescente dos consumidores com o impacto ambiental e social da alimentação em geral. Para atender a essa demanda, deve-se investir em práticas sustentáveis, como reduzir o desperdício de alimentos, utilizar embalagens biodegradáveis, apoiar produtores locais e oferecer opções vegetarianas e veganas no cardápio!
- Delivery
O delivery se consolidou durante a pandemia e deve continuar em alta nos próximos anos. É preciso, então, oferecer um serviço de qualidade, que garanta a rapidez, a segurança e a integridade dos alimentos. Além disso, também dá para investir em tecnologia, como aplicativos e sistemas de gestão, que facilitem o processo de pedido, pagamento e entrega.
- Pequenos prazeres
A personalização procura atender às expectativas e necessidades dos clientes, que buscam cada vez mais experiências únicas e customizadas. Há uma demanda pelos “pequenos prazeres”, que consiste em receitas especiais em restaurantes que fujam da rotina.
Segundo o Relatório de Fidelidade da Bond Brand de 2018, revelado pela Forbes, 77% dos consumidores dizem que tendem a permanecer com uma marca que tenha um programa de fidelidade e que 70% dos consumidores são mais propensos a recomendar uma marca com um bom serviço de fidelidade.
Nesse sentido, é preciso conhecer bem o seu público, coletar e analisar dados sobre os seus hábitos, preferências e feedbacks. Criando então ofertas, promoções e recomendações personalizadas que aumentem a satisfação e a fidelização dos clientes.
- Conveniência
Oferecer opções rápidas, práticas e acessíveis é a melhor solução, que atendam às diferentes ocasiões de consumo, como café da manhã, almoço, lanche, jantar e sobremesa. Além disso, é preciso oferecer facilidades, como self-service, drive-thru, to go, vending machines e pagamento digital, que agilizem ainda mais o atendimento e a experiência do cliente.
- Inovação
A inovação visa surpreender e encantar os clientes, que buscam cada vez mais novidades e diferenciais no mercado. Uma forma de inovar é apostar na criatividade, oferecendo opções originais, exclusivas e divertidas. A Abrasel, por exemplo, aponta a importância da tecnologia em um artigo:
“A tecnologia continua a desempenhar um papel crucial, com destaque para gestão de redes sociais, sistemas de softwares, totens de autoatendimento e outras soluções que melhoram a experiência do cliente e otimizam recursos financeiros e humanos. ”
Por isso, é preciso estar atento às tendências globais, regionais e locais, e incorporá-las ao seu cardápio, ao seu ambiente e ao seu atendimento.
Essas são algumas das tendências que irão dominar o setor de Food Service em 2024, elas refletem as demandas dos consumidores por opções mais sustentáveis, comodidade e experiências gastronômicas diferenciadas. A Glasart, com suas soluções, pode ajudar a impulsionar o seu negócio nesse mercado através do fornecimento de equipamentos de qualidade. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a se destacar!