Introdução
O setor de alimentação fora do lar movimenta cerca de R$ 170 bilhões por ano no Brasil, o que faz dele um ramo de extrema importância de nossa economia. Infelizmente, o impacto negativo da pandemia pelo Coronavírus nesse setor foi grande. Muitos negócios de alimentação foram impossibilitados de funcionar por conta das medidas restritivas, que tinham como objetivo frear a disseminação do vírus. Em uma pesquisa realizada pela ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), a queda foi de R$ 30 bilhões e encerrou as atividades de cerca de 30% dos empreendedores de food service.
Porém, com o passar do tempo, o setor está se reestabelecendo. A previsão da ABIA, nessa mesma pesquisa, é que o setor cresça 28% nesse ano de 2022. É necessário ressaltar, contudo, que a retomada dos negócios veio acompanhada de importantes mudanças, tanto por parte dos consumidores, quanto por parte dos estabelecimentos.
Os estabelecimentos (você)
De um lado, temos os estabelecimentos. Foi necessário adaptar suas operações para atender às demandas das instituições reguladoras de segurança e higiene. Máscaras, álcool em gel à vontade, luvas no autosserviço… tudo para garantir mais segurança e proteção dos clientes e funcionários, evitando eventuais problemas com a vigilância sanitária.
Neste sentido, equipamentos como protetores salivares se tornaram indispensáveis! A proteção superior de alimentos expostos (em restaurantes que operam com buffet, é claro) é necessária para proteger os itens contra cabelos, saliva e outras partículas que podem cair sobre o buffet. Além disso, no caso dos protetores da Glasart, conta-se com iluminação infravermelha que auxilia na manutenção de temperatura.
O que os clientes buscam (seus consumidores)
Do outro lado, vêm os clientes. Hoje, na busca por um restaurante, além da qualidade da comida, o usuário também procura por um ambiente acolhedor e por uma boa apresentação da comida. Segundo a pesquisa publicada pela FISPAL “O Futuro do Food Service”, isso significa que não basta apenas uma comida boa, o ambiente deve ser de qualidade e bem montado. A preocupação com a experiência é uma tendência cada vez mais concreta e, com certeza, determina se um cliente voltará ou não ao seu estabelecimento. Seja em um almoço rápido em um dia de semana ou em um almoço especial no final de semana, todos os aspectos são importantes para o cliente, desde à comida e apresentação dos pratos, até o atendimento.
Pensando nisso, a Glasart sempre desenvolve seus produtos de forma a valorizar a apresentação dos pratos, criando um ambiente mais acolhedor para os seus clientes.
Vale lembrar também que, segundo essa pesquisa, a maioria dos consumidores ainda preferem o “Self-Service” (quilo) ao “à la carte” e, a principal dificuldade de escolha, é enxergar o local como seguro. Nunca foi tão importante mostrar aos seus clientes que você está preparado para atendê-los com segurança! Um ambiente bem construído e com a utilização correta das normas sanitárias são fatores chave para tornar-se a escolha dos clientes.
Em resumo:
– A segurança alimentícia está mais em evidência do que nunca;
– Ambientação e apresentação dos pratos e alimentos é sinônimo de qualidade para os consumidores;
– Deixar claro que você se preocupa com segurança dos seus clientes é fator chave para se diferenciar da concorrência. Foque na experiência completa!
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