Após dois anos sobrevivendo à pandemia do Covid-19, o setor de alimentação composto por bares, restaurantes, padarias, food trucks e bistrôs passaram a ter motivos para celebrar em 2022 por conta das boas vendas realizadas durante o primeiro semestre do ano.
Segundo os institutos de pesquisa IDF (Índice de Desempenho Foodservice) e IFB (Instituto Foodservice Brasil), só em abril, houve um aumento de quase 75% no comparativo anual com 2021, trazendo razões para comemorar mesmo! Mas, não para por aqui. Só em abril, o ticket médio de compras em estabelecimentos do setor de alimentação por número de pessoas foi de R$ 37,10 por cada refeição, superando em 0,7% o comparativo ao mesmo mês do ano de 2021.
Toda essa agitação se deve à retomada do sistema de trabalho presencial ou híbrido, que tem agradado bastante as pessoas, fazendo com que em dias de trabalho presencial elas optem por comprar sua alimentação através de delivery ou voltem a frequentar mais os locais físicos no horário de almoço.
Todavia, o momento é para se ter cautela devido à inflação e à necessidade de quitar empréstimos feitos durante o período pandêmico, em sua maioria realizados para manter os estabelecimentos e o quadro de funcionários. Segundo Ingrid Devisate, diretora-executiva do Instituto Foodservice Brasil, o crescimento real do setor de alimentação fora do lar será em 2023, enquanto 2022 segue sendo de cuidado e quitação de contas e dívidas.
E como você pode agradar mais sua clientela e se preparar para o segundo semestre do ano?
Segundo a Ingrid Devisate, “para melhorar e conseguir enfrentar todos os desafios, é preciso fazer parcerias com os fornecedores que entendem o seu negócio e focar em produtos que já são know-how dentro do negócio, de que o consumidor já gosta, além de olhar dentro da sua gestão para ver o que é melhor em termos de competitividade, especialmente delivery e outros meios de vendas nos canais digitais”, afirma.
As notícias são boas e o segundo semestre do ano promete ser extremamente positivo para o setor de alimentação fora do lar. Nosso foco aqui é trazer para todos vocês pontos de oportunidade e atenção, então vamos ser cautelosos sem perder as oportunidades que estão chegando.
E para o seu negócio, como está sendo esse ano até agora? Está ansioso pelo segundo semestre de 2022?