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Seu restaurante vai precisar saber disso

Hoje, iniciamos uma nova série de artigos com o tema #historiadasemana, que trata de experiências vivenciadas por inúmeros buffets espalhados pelo Brasil, que utilizam nossos equipamentos e que servem de dicas que os leitores podem usar como referência ou como idea para os seus estabelecimentos.
Se você não acompanhou nossa série de artigos intitulados #duvidadasemana, basta clicar aqui e se inscrever para começar a receber a série de 10 artigos, mas fique tranquilo, eles são curtos e serão enviados de 2 em 2 dias para sua caixa de entrada não ficar cheia.
Há algumas semanas, fomos visitar um estabelecimento e escutamos um relato interessante sobre concorrência e sobre como foi possível inovar e se destacar nesse cenário.
Como esse é um assunto de extrema importância, vamos contar aqui o que houve com esse restaurante e como ele chamou a atenção dos clientes para sua operação.
Não vamos nos ater aos detalhes, mas aos acontecimentos mais relevantes e que trouxeram um grande diferencial para os consumidores.
Esse restaurante atua em um espaço um pouco mais concorrido do que o normal, dentro de um shopping e ao seu lado de outros 5 restaurantes que concorrem entre si pelos clientes com intenção de almoçar por ali.
Se atente aos detalhes da concorrência.
Este restaurante na busca por inovar, resolveu pintar sua fachada de uma cor incomum para buffets. Conseguiu atrair a atenção e aumentar a frequência mas logo os outros restaurantes copiaram a “inovação” e esse diferencial se esvaiu, remetendo a disputa ao básico diferencial da comida e do tempero (mas nesse caso, comida boa é fundamental não é mesmo?)
Essa era a hora de mudar o cardápio e colocar algo diferente.
Segundo o gestor do restaurante, ele decidiu reservar uma dia da semana para “o dia especial da massa”.
Seria um bom diferencial, o buffet continuaria, porém as massas seriam muito bem servidas e tratadas como uma opção mais econômica.
O que aconteceu?
Os concorrentes utilizaram a mesma estratégia e logo todos estavam nivelados nesse aspecto e voltava-se a situação original.
A próxima estratégia, seria literalmente radical.
Através de um planejamento e buscando uma nova harmonização no buffet, este restaurante nos procurou. Fizemos todos os balcões, usamos 3 vidros termoelétricos de 700x700mm, uma pista fria onix, de vidro preto, e complementamos o sistema com protetores salivares alpha. Utilizamos adicionalmente uma pista funda para as sobremesas.
Nos comprometemos como sempre fazemos com nossos clientes, entramos no jogo com ele, de modo que fomos entregar de madrugada estes equipamentos. Procurou-se proporcionar uma experiência de impacto para centenas de clientes que passam por ali todos os dias. A ideia do estabelecimento era despertar a atenção dos clientes, como se um novo estabelecimento tivesse sido aberto no mesmo local.
Além dos equipamentos, o restaurante viu a necessidade de ter durante o período de operação uma nutricionista para cuidar de cada detalhe e também para prestar assessoria às pessoas que sempre buscam uma dieta diferente como low carb e vegetariana.
Ou seja, o diferencial foi nos equipamentos e na busca por uma profissional diferenciada que estivesse disposta a auxiliar os clientes em uma possível montagem de pratos.
O resultado foi incrível!
O gestor do restaurante, com muito orgulho, comentou:

Quando eu vi aquela fila enorme no lançamento, entendi que precisaria fazer algumas melhorias.
Não ter ninguém no restaurante passa uma má impressão, porém, muita fila demonstra demora e descaso no atendimento, e estas pessoas tem hora pra almoçar.
Eu tive que ampliar meu buffet de saladas e deixar todo o conjunto mais no centro do restaurante para que as pessoas pudessem se locomover com mais facilidade e rapidez.
Coloquei 4 caixas e hoje estamos a todo vapor, e a ideia é sempre zerar a fila.

O que percebemos é que, quando o estabelecimento está comprometido com a experiência, comprometido em entregar algo além do que apenas servir comida a kilo, os clientes percebem o valor, percebem a diferenciação do estabelecimento.
Isso forma opinião e a divulgação é quase que espontânea por parte do consumidor.
Nesse sentido, os outros restaurantes não conseguiram se igualar, porque o tema não era mais sobre pequenas mudanças, mas sim sobre uma mudança que tocava na importância que o cliente tem no estabelecimento, era muito sobre:
“como o meu cliente quer se sentir no momento de sua refeição?”
Proporcionar uma boa experiência aos clientes trabalha a seu favor na fidelização e no aumento do seu faturamento.
E você, o que acha disso?!
Deixe um comentário aqui embaixo, em breve nós vamos te responder. 🙂

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